top of page
  • Clara Padilha

Como procurar e selecionar artigos científicos?


Existem algumas formas diferentes de conhecimento…senso comum, artístico, religioso, filosófico e científico, sendo que no mundo contemporâneo todas essas formas de conhecimento coexistem, vez que simultaneamente produzimos e consumimos conhecimentos de todas as formas. No entanto, o conhecimento científico se difere em alguns aspectos das outras formas de conhecimento e em outros se assemelha; porém sua essência é de que ele se trata de um conhecimento real (vem dos fatos), concreto, organizado e sistematizado vez que ele é obtido por meio de um processo bem-definido (o método científico) e pode ser replicado por outros pesquisadores.

Artigos científicos são, na minha opinião a melhor escolha para nos mantermos atualizados sobre determinado tema e para adotar uma conduta clínica:

O conhecimento científico possui duas características fundamentais: a verificabilidade (deve ser passível de comprovação) e a falseabilidade (não se trata de um conhecimento definitivo, pode ser contestado em função de novas pesquisas e descobertas).

Porém o nível de confiabilidade de dados científicos é crescente conforme essa pirâmide:

Onde na base temos o menor nível de confiabilidade cientifica e no topo a maior, que seria a revisão sistemática, que reúne tudo o que já foi publicado sobre o tema, e faz uma análise metodológica destes estudos e suas conclusões.

Mas como podemos encontrar e selecionar esses artigos que precisamos?

Precisamos encontrá-los em Bases de dados. Que são conjuntos de dados que se relacionam entre si.

Eles permitem a recuperação da informação memorizada em computador, além de reunir e organizar artigos de revistas, livros, teses, entre outros documentos.

OBJETIVO: Fornecer informação atualizada e confiável de acordo com a demanda desejada.

Exemplos de bases de dados utilizadas na área da saúde:

Dentro da Odontologia da Esporte temos várias microáreas e dezenas de possibilidades de pesquisa:

A partir da escolha de uma dessas áreas, podemos pensar na nossa dúvida específica que queremos encontrar resposta nos artigos:

A partir da pergunta definida, vamos agora selecionar nossas PALAVRAS-CHAVE que vão nos ajudar a limitar e aproximar essa pesquisa das respostas que queremos.

Neste site podemos encontrá-las:

Podemos digitar o termo que queremos pesquisar e verificar se a palavra chave existe (ou algum similar):

O site então te mostra se a palavra chave que você procura existe ou não, e mostra como ela é em português, inglês e espanhol.

Logo abaixo a BVS já oferece a possibilidade de uma busca em sua base por artigos que tenham utilizado esta palavra:

Agora em posse desta palavra chave, você já pode acessar uma base de dados como o PubMed por exemplo, em busca de artigos que tenham utilizado este termo:

Porém, olha quantos artigos aparecem quando você usa o termo em português:

E quando você usa o termo em inglês:

Muita coisa né?

A partir daí você também pode verificar na lateral qual a modalidade do artigo, se são "revisão", "estudos clínicos", "estudos laboratoriais", etc...

Mas você pode limitar essa busca usando alguns recursos do próprio site, como por exemplo, limitar o intervalo de tempo em que esses artigos apareceram na literatura, para que você não fique lendo artigos muito antigos e desatualizados.

Também é possível usar operadores de pesquisa e outra pontuação para ver resultados mais específicos.

Os operadores de pesquisa AND, OR, NOT, NEAR e SAME podem ser usados para combinar termos a fim de ampliar ou limitar a recuperação.

Agora voltamos ao nosso tema inicial: Consequências bucais do uso dos anabolizantes.

Procurei na BVS e achei as palavras chave que preciso, escolhi: Anabolic Agents e Oral health.

Joguei as duas na busca do PubMed utilizando o operador boleano AND no meio.

E olha só o resultado: 157 artigos encontrados. Nem todos serão úteis, mas agora minha seleção do que eu vou ler começa!

Clicando em um artigo com um título que me interessa eu verifico na lateral superior direita, o link para alcançar o pdf completo do artigo, ali em "Full text link":

Clico sobre ele e uma nova página se abre, onde eu posso encontrar o artigo aberto (caso você esteja em uma universidade que tenha a assinatura destas revistas) ou encontra o link para compra do artigo.

Agora sim, você pode buscar, selecionar e ler os artigos de seu interesse. É melhor forma de estudar e se manter atualizado, sua prática profissional melhorará MUITO e seus pacientes e a Odontologia agradecem.

Bom trabalho!

Clara Padilha


604 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page