top of page
  • Clara Padilha

Livros que todo cirurgião-dentista do esporte deve ler!


Todo mundo sabe que a Odontologia é uma profissão que exige de seus participantes a educação continuada e constante. Dentistas estudam, estudam muito e estudam diariamente. Precisamos nos atualizar e acompanhar todas as mudanças que a Odontologia nos oferece.

Nós que trabalhamos no esporte ainda temos que estudar toda uma área "a mais" que é a esportiva.

Eu sempre defendo a leitura crítica de artigos científicos como a melhor maneira de se manter atualizado e tomar decisões clínicas (junto com a sua experiência profissional e a própria decisão do paciente, é claro), mas ainda assim, precisamos de embasamento literário de equipes de pesquisa, ensino e atuação que tem experiência na área e fazem a reflexão de sua atuação clínica. Isso engrandece a área e melhora nosso trabalho. Livros serão sempre constantes em nosso processo de aprendizagem.

Existem muitos livros na nossa área, muitos mesmo, mas as vezes eles são repetitivos ou pouco abrangentes.

Por isso separei pra vocês 7 livros que trazem uma visão ampla e que podem ser esse empurrãozinho que faltava pra iniciar o estudo mais aprofundado desta área cheia de potencial que é a Odontologia do Esporte. Vamos a eles:

1 - Odontologia Esportiva

Este foi o primeiro livro deste tema que foi lançado no Brasil, em 2013, e que eu comprei com muita felicidade assim que iniciei a especialização em Odontologia do Esporte. Deve se parabenizar a coragem e perseverança do prof. Danilo Lima para fazer este projeto sair do papel em um país em que quase ninguém falava sobre o tema. Este livro é um início, já atualizamos vários tópicos abordados ali, mas destaco os capítulos sobre Patologias infecciosas da cavidade oral e performance e o cap. sobre diagnóstico por imagens dos traumas orofaciais.

Para encontrar o livro clique aqui


2- Odontologia do Esporte: um novo caminho, uma nova especialidade

Este livro tem um público alvo bem claro: estudantes de especialização em Odontologia do Esporte e áreas afins. Trazendo discussões em nível um pouco mais aprofundado sobre os temas recorrentes nas especializações, busca embasar o estudo dos futuros profissionais da área, dando subsídios para uma avaliação crítica de seus pacientes e artigos científicos que devem ser estudados concomitantemente. Para encontrar o livro clique aqui

3- Odontologia do Esporte: uma abordagem multidisciplinar

Eu gosto muito desse livro do Prof. Reinaldo Dias e da Prof. Neide Coto. Acho um excelente "livro-texto" e gosto de usá-lo nas aulas da graduação. A abordagem multidisciplinar prometida no subtítulo aparece transversalmente ao longo de todos os capítulos, sendo que os meus favoritos são o da Arquitetura da Face e o de considerações sobre a fonoaudiologia para a Odontologia do Esporte ;)

Para encontrar o livro clique aqui

4- Protetores bucais esportivos: tudo o que o cirurgião-dentista precisa saber

Considero este livro como se fosse a "porta de entrada" do profissional que decidiu entender mais sobre o tópico ou o que pretende oferecer este serviço aos seus pacientes. Não tem a intenção de esgotar o assunto, mas permite ao profissional um embasamento sólido para que consiga diagnosticar, indicar, argumentar com seu atleta, confeccionar e entregar um protetor bucal esportivo, com os devidos ajustes e orientações. Para encontrar o livro clique aqui.

5- Sports and oral health

Este livro é obra da equipe de Odontologia do Esporte da Universidade de Montpelliér, na França, e é realmente um "guia conciso" como se autointitula. Gosto deste livro pois ele separa com bastante didática os "fatores de risco específicos" para manifestações bucais que encontramos e estudamos em atletas. Disponível em francês e em inglês, vale a leitura!

Para encontrar o livro clique aqui

Este livro é da equipe da University College of London, uma equipe pela qual eu tenho muito apreço, pois temos linhas de pesquisa semelhantes e encaramos a Odontologia do Esporte de maneira muito parecida, com uma visão mais abrangente do tema e de todas as possibilidades que o CD encontra na área esportiva. O livro é no idioma inglês, sem tradução para o português.

Para encontrar o livro clique aqui

7- O Eterno futebol

Embora o título engane, não é um livro sobre futebol propriamente dito, mas sim um compilado de histórias do CD Mário Trigo, que acompanhou a seleção brasileira de futebol por três Copas do Mundo FIFA, desde 1958, e dado a sua personalidade carismática e leve, tem várias histórias para contar, que ele selecionou e colocou neste livro. É importante para que você saiba as origens da Odt do Esporte em nosso país e a natureza do trabalho interdisciplinar daquela época.

Encontre o livro aqui

Dois livros BÔNUS!

Não são livros técnico-científicos da área da Odontologia do Esporte pois nem só de estudos vive o cirurgião-dentista do esporte hahaha São duas dicas de livros para você descansar, mas que com certeza ajudam a entender o mundo esportivo e compreender melhor a cabeça de um atleta de ponta (de quebra são duas exceleeentes biografias):

8 - Guga: um brasileiro

"Em um relato absolutamente sincero, empolgante e emocionante, Guga revela através de seus sentimentos as passagens mais marcantes de sua vida. Ele descreve as memórias de sua infância e adolescência com o mesmo estilo modesto e divertido que o caracteriza como jogador. A forte base familiar, a inspiração no pai, a admiração pelo irmão tenista, o apoio irrestrito da mãe, a paixão pelo irmão caçula e a confiança inabalável do treinador são peças fundamentais em sua história, a base que o levou a superar a falta de incentivo, a descrença em si mesmo e os adversários mais temidos de sua época. Essa jornada sem igual, passando pelos torneios juvenis e profissionais, o tricampeonato de Roland Garros, a chegada ao topo do ranking mundial, entre outras conquistas, é contada a partir da visão única do menino que nasceu para ser campeão e cativou o coração de todos os brasileiros."

Encontre o livro clicando aqui

e

9 - A marca da vitória

"Phil Knight, criador da Nike, relembra a criação do nome e da logomarca um dos poucos ícones reconhecidos em todos os cantos do planeta , os primeiros modelos de tênis e os contratos com grandes atletas. Também destaca as relações com as pessoas que formariam a alma da Nike: seu ex-treinador de corrida, Bill Bowerman, e os primeiros funcionários, um grupo de desajustados geniais que rapidamente se tornou uma família. Com uma visão ousada e a crença no poder transformador do esporte, juntos eles criaram uma marca e uma cultura que mudariam os parâmetros de desempenho e superação para sempre."

Encontre o livro clicando aqui

Gostaram? Tem mais dicas por aí? Manda pra cá que atualizamos o post ;)

Grande beijo e bora estudar galera!

Clara Padilha


203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page