top of page
  • Clara Padilha

*Artigo comentado: Importância dos protetores bucais para esportes no meio militar


Acompanhe o artigo original clicando aqui: ARTIGO ORIGINAL

Esta semana não vamos comentar um artigo propriamente dito, mas sim um TCC da Escola de Saúde do Exército, apresentado como requisito para aprovação no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde, na especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares.

Acredito que estudar este tema nesta especialização justifica-se pois dentro do Exército Brasileiro há um grande incentivo para a prática esportiva até por que o militar em suas atividades cotidianas é bastante exigido fisicamente. A proposta deste trabalho é fazer uma revisão uma análise primária dos custos para a confecção dos protetores bucais dentro da força.

Segundo este trabalho, transportando as inúmeras informações sobre o protetor bucal contidas na literatura para o âmbito do Exército Brasileiro, uma instituição que incentiva muito a prática esportiva, o uso dos protetores bucais é um artifício importantíssimo na prevenção de acidentes e na diminuição dos custos com as consequências dos traumatismos orais.

Esses acidentes com sequelas orofaciais dentro das forças armadas não ficam restritos apenas à prática esportiva, mas também às atividades militares como por exemplo pista de corda, pista de pentatlo militar (PPM) e atividades no terreno.

O trabalho tinha como uma das propostas elencar custos para a confecção dos Protetores bucais no âmbito do exército, o que faz e termina sua discussão com o confronto entre o custo para a confecção dos protetores bucais tipo III e os benefícios que ele proporciona, concluindo que eles são uma alternativa viável para evitar inúmeras injúrias orofaciais e que mais estudos devem ser realizados para empregar sistematicamente a sua utilização nas atividades militares (é claro).

A monografia é bem superficial (o que não é um demérito, na verdade é comum que monografias de especialização não sejam tão aprofundadas, e também é mais antiga, o que pode contribuir), mas pesquisando no Pubmed rapidamente encontrei artigos que fazem a mesma relação, evidenciando uma preocupação crescente dos pesquisadores sobre essa população militar que é concomitantemente atleta e se expõe, não aos mesmos, mas a fatores de risco específicos para o traumatismo orofacial.

1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18173673 (este artigo encontrou relevância entre o número de traumatismos e uso de protetores bucais durante as atividades e consequentemente, os protetores bucais são agora necessários em todos os cinco locais de treinamento básico do Exército, quando os estagiários estão realizando qualquer uma das quatro atividades de treinamento. Legal, né?

3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10957853 (estes dois artigos se voltam para as ações de promoção de saúde preconizadas dentro da força e a inclusão da confecção de protetores bucais é importante).

Fora os artigos que relatam a prevalência de traumatismos dentários e ósseos em militares...

É muito espaço em aberto para o profissional dentista do esporte trabalhar!!

E você? Já identificou outras áreas que também se beneficiariam do uso de protetores bucais mas que não são tão óbvias a primeira vista? Por exemplo... aqui em SC são feitos protetores bucais para os cuidadores dos cavalos do Parque temático do Beto Carrero World (https://www.betocarrero.com.br/). Bota aí nos comentários se você encontrou mais alguma ;)

beijos!


112 visualizações0 comentário
bottom of page