top of page
  • Larissa Leci

Erosões e Manchas Dentais em praticantes de natação


A natação além de ser um dos esportes mais completos, é também uma forma divertida e saudável de se exercitar, despertando uma sensação de prazer e bem-estar. São vários os benefícios da natação, como melhoria no condicionamento fisíco e fortalecimento muscular.

A prática da natação é de modo geral, exercida em até três vezes por semana, frequência considerada cautelosa para iniciantes da modalidade. A partir de então, tanto frequência quanto duração das aulas, são aumentadas passando pelo aperfeiçoamento e chegando ao patamar de treinamento, podendo chegar a cinco vezes por semana.

No treinamento de alto rendimento, passa-se a dar ênfase a cada aspecto dos nados: saídas, viradas e chegadas. Portanto, são necessárias inúmeras repetições. Também são realizados treinamentos separados de braços, pernas e técnica que ampliam a necessidade de se manter o nadador dentro da água.

Tudo isto eleva o volume de treino para no mínimo, duas horas diárias , chegando alguns nadadores a treinar por quatro, seis ou até mais tempo por dia. Em relação a freqüência, os competidores treinam acima de quatro dias por semana.

À medida que, um nadador é exposto a treinamentos mais exigentes, aumenta-se a preocupação com sua saúde, que deve estar em perfeito estado para suportar as demandas, inclusive a saúde bucal.

No Brasil, a maior parte das piscinas são tratadas com cloro, principalmente por sua eficiente ação sanitizante, por ser mais barato e capaz de destruir a maioria dos microorganismos patogênicos.

Em contrapartida a exposição de nadadores à água de piscinas tratadas com cloro provoca erosão do esmalte dental, quando o pH da água estiver ácido.

Por outro lado, pH muito alcalino pode provocar manchas dentais em nadadores expostos.

Erosão Dental

A erosão dentária é definida como perda irreversível do tecido dental duro por processos químicos que não envolvem bactéria.

Os principais sintomas da erosão dental são, a diminuição do brilho do esmalte e dentes amarelados. É considerado uma condição dolorosa, dispendiosa e irreversível, que pode ser causada por piscinas cloradas inadequadamente mantidas.

A presença do cloro em ambientes aquáticos sociais afeta diretamente a qualidade do tecido dental e promove sua destruição, especialmente no caso dos nadadores profissionais que são expostos a longos períodos de atividade esportiva.

Diferentes autores concordam que, atividades em piscinas cloradas, são desencadeadoras de erosão dental.

Centerwall et al. (1986), relatam erosão dental em dois moradores da Virginia. Ambos pertenciam à mesma equipe de natação competitiva no mesmo clube. A partir destes dois casos, uma pesquisa encontrou 3% de erosão em não nadadores, 12% entre os nadadores não competitivos, e 39% dos membros da equipe de competição.

Cabrera e Kamashiro (2004), relataram erosão dental em todos os nadadores de uma equipe em Lima, no Peru, que treinavam seis vezes por semana e a erosão era mais severa nos nadadores que treinavam mais horas.

Outro mecanismo para o surgimento de erosão dental em nadadores pode ser o alto consumo de bebidas ácidas, como por exemplo o Gatorade.

As resinas compostas também podem sofrer ação da água clorada em sua matriz orgânica, manifestando clinicamente sinais de destruição, tais como a condição da erosão . Alguns autores sugerem que água é um dos grandes fatores contribuintes para os fenômenos de sorção e solubilidade das resinas, com a deterioração de sua matriz orgânica.

A exposição da resina por longos períodos à água que contenha cloro em excesso ou outros elementos químicos pode ocasionar alterações responsáveis pela necessidade de troca ou reparação das restaurações, em longo prazo.

Manchas Dentais

As manchas dentais são depósitos de cor escurecida de material orgânico e inorgânico, como um tártaro dental marrom e rígido na dentição de nadadores. As manchas dentais também são formadas a partir da exposição à água clorada com pH fora da faixa adequada, porém neste caso, o pH será alcalino, ou acima de 8,0.

Rose e Carey (1995), observaram diversos nadadores que mantinham rotinas de treinamento intensivo. Verificaram que de 100 nadadores que praticavam natação competitiva, 91 apresentavam manchas dentais, enquanto que entre os que praticavam natação não competitiva, com menor exposição à água clorada, os acometidos foram 27 de 100.

O cálculo dental, raramente é encontrado em crianças com menos de nove anos, mas, este tipo de mancha dental não é rara em crianças e adolescentes. Em um estudo da American Dental Association Health Foundation (ADAHF), mencionado por Rose e Carey (1995), foi encontrado 58% de nadadores com manchas dentais na faixa etária dos 6 aos 18 anos.

A principal estratégia de prevenção e controle das erosões e manchas dentais é a eliminação do agente etiológico. Para isso, é essencial que haja conscientização e orientação sobre as causas do desgaste e estar atento para o monitoramento do pH da água de piscinas onde são realizadas atividades de natação de alta intensidade, por exigir que seus praticantes permaneçam expostos na água por mais tempo e com maior freqüência de que outros usuários da água.

O pH da água tratada com cloro deve ser verificado periodicamente com anotações e controle em planilhas próprias, isso porque, segundo o INWA (2005) o cloro se dissipa rapidamente(por ser volátil), principalmente em contato com a luz do sol. As verificações devem ser realizadas de duas em duas horas e a frequência de controle do pH deve ser de no mínimo seis horas.

Pode-se também optar por outros meios de tratamento, como o ozônio, ou por formas combinadas de tratamento, reduzindo a necessidade de uso do cloro.

A forma mais eficaz de se evitar as erosões e manchamentos dentários, é removendo a causa. Porém, o uso de protetores bucais tem sido recomendado por alguns autores, com o intuito de proteger a superfície dental do contato com a água clorada, criando uma proteção mecânica para as superfícies dos dentes.

Além disso, o flúor também é indicado para prevenção e controle da erosão dental, sendo ele o principal agente remineralizante, agindo na redução da solubilidade da superfície, seguida do aumento da resistência superficial a partir da recuperação mineral.

A visita periódica ao dentista é de grande importância para os nadadores ( e para os "não nadadores" também), o diagnóstico precoce e preciso das lesões de erosão dental e manchamentos dentários associado ao reconhecimento dos fatores etiológicos orientam o profissional a elaborar um programa individualizado de prevenção, controle da progressão, remineralização e restaurações, caso necessárias.

 

Referências

BRANCO, C. A.; VALDIVIA, A. D. C. M.; SOARES, P. B. F.; FONSECA, R. B.; FERNANDES NETO, A. J.; SOARES, C. J. Dental erosion: diagnosis and treatment options. Rev Odontol UNESP. 2008; 37(3): 235-242.

CABRERA, A. R.; KAMASHIRO, C. R. Efecto Del pH Del água de piscina em esmalte de dientes decíduos humanos. Estúdio com microscopia eletrônica de barrido. Rev. Estomatol Herediana 2004; 14(1-2) : 59 – 62.

CENTERWALL, B.S., ARMSTRONG, C.W., FUNKHOUSER, L.S., ELZAY, R.P. (1986). Erosion of dental enamel among competitive swimmers at a gas-chlorinated swimming pool. American Journal of Epidemiology, 123(4), 641-647.

MACEDO, J. A. B. Piscinas: Água & tratamento & química. 1ª ed., 235 p. Juiz de ROSE, K. J.; CAREY, C. M. Intensive swimming: can it affect your patients' smiles? J Am Dent Assoc 1995;126;1402-1406.Fora – MG: CRQ, 2003.

OLIVEIRA, F. S. Erosão e manchas dentais em praticantes de natação por exposição à água clorada. 2010

Junior, O. S. et al. Influência da exposição à água de piscina na sorção de água e solubilidade de duas resinas compostas. 2017

MESSIAS, D. C. F .Estratégias para prevenção e controle da erosão dental. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) vol.59 supl.1 Porto Alegre Jan./Jun. 2011

1.051 visualizações0 comentário
bottom of page