top of page
  • Foto do escritorClara Padilha

A ATENÇÃO DO DENTISTA EM CADA ESPORTE – PARTE 4

Autora: Caroline Dalri



Por fim, mas não menos importante, falaremos sobre os:


ESPORTES AQUÁTICOS


São aqueles realizados na água como natação, nado sincronizado, remo, canoagem, windsurf, surf, polo aquático, entre outros.



Na natação temos 4 estilos sendo eles: crowl, borboleta, costas, nado peito. As provas consistem em 50m, 100, 200, 400m, 800m, 1500m podendo ser realizadas individualmente ou por revezamento. Em nadadores devemos ficar atentos a alguns cuidados, como a erosão e manchas dentais, assim como o cálculo de nadador. Tudo bem explicado no artigo: https://www.clarapadilha.com.br/post/2019/06/07/eros%C3%B5es-e-manchas-dentais-em-praticantes-de-nata%C3%A7%C3%A3o.



Nado sincronizado é exclusivamente para mulheres e requer natação, ginástica e dança. Neste esporte além das preocupações citadas pelo artigo acima, precisamos também ter atenção aos transtornos alimentares visto à necessidade do padrão estético requerido pela modalidade.



Já no surfe precisamos ter atenção à exposição prolongada ao sol e lesões pelo impacto da prancha ou em outro surfista, com isso deixo o seguinte artigo para explicação:


O polo aquático é um jogo coletivo com princípios semelhantes ao handebol, sendo sete jogadores em cada equipe. Aqui vale as recomendações citadas no artigo anterior sobre os cuidados com esporte de contato, principalmente a utilização de protetores bucais!


E aqui vai uma imagem para ilustrar que mesmo sendo em água o protetor bucal é de EXTREMA importância:



Ressaltando que abordamos apenas alguns esportes, mas que há uma vasta gama de modalidades e que cada uma merece sua devida atenção do dentista do esporte.


Em alguns temos um papel mais claro, como o uso do protetor bucal, entretanto em outros nossa atuação não está tão óbvia, mesmo havendo igual importância.


 

294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page