top of page
  • Foto do escritorClara Padilha

A ATENÇÃO DO DENTISTA EM CADA ESPORTE – PARTE 3

Autora: Caroline Dalri


Começaremos a terceira parte da saga sobre a atenção que o dentista deve dar a cada esporte.


ESPORTES INDIVIDUAIS


Começaremos a terceira parte da saga sobre a atenção que o dentista deve dar a cada esporte. Neste ramo entra a ginástica olímpica e rítmica, ciclismo, balé, halterofilismo, tênis, artes marciais (que já abordamos) e alguns esportes aquáticos que falaremos depois.


Pode surgir a dúvida de qual o papel do dentista nesses esportes visto que não há contato, mas devemos lembrar que tanto no tênis quanto no ciclismo temos um estímulo esportivo longo (endurance). Logo são esportistas que também sofrerão com a diminuição salivar e suas consequências.


No caso da ginástica olímpica: tem como objetivo a melhor nota de acorda com a dificuldade do movimento e sua execução, temos o solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa no caso dos homens e no das mulheres temos a trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa.


A ginástica rítmica: é uma modalidade feminina que possuem aparelhos como fita, corda, bola e arco. Há um forte componente do balé clássico.


Nesses esportes e no balé, nos dentistas devemos ter um olhar mais voltado à parte dos transtornos alimentares e de imagem, visto o padrão corporal característico dessas modalidades.



O halterofilismo é o levantamento de peso, onde o atleta tenta colocar o máximo de peso possível do chão sobre a cabeça. Neste caso devemos ficar atentos ao bruxismo e apertamento dentário já conversado anteriormente, visto que durante movimento o atleta tende a pressionar os dentes um contra o outro com o intuito de foco e como reflexo da explosão muscular necessitada pela técnica.


No caso do tênis, a exposição ao sol, os horários quentes, a longa duração dos jogos e a alta intensidade do esporte são uma combinação que solicita a hidratação constante. Com isso muitos atletas que buscam a hidratação predominantemente com água e isotônicos, este último sabemos que causam erosão, maior prevalência de cáries e manchas nos dentes, solicitando nosso papel de informação e conscientização.




 

VIEIRA, JLL et al. Distúrbios de atitudes alimentares e distorção da imagem corporal no contexto competitivo da ginástica rítmica. Rev Bras Med Esporte vol.15 no.6 Niterói Nov./Dec. 2009.

216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page