top of page
  • Foto do escritorClara Padilha

Como é a formação de um Oficial de Controle de Dopagem?

Autora: Giselle Maffei

Oficial de controle de dopagem - ABCD

Coordenadora do Depto de Odontologia do Santos FC e do Basquete Clube Atlético Paulistano


A ABCD (Associação Brasileira de Controle de Dopagem) tem como missão consolidar a cultura anti-dopagem em âmbito nacional, por meio de ações de educação e controle em todas as manifestações esportivas, buscando o esporte limpo e saudável respeitando as normas e regulamentos nacionais e internacionais.



Com esse objetivo ela organiza jornadas de formação para profissionais responsáveis pela realização dos controles de dopagem pois somente agentes credenciados podem desempenhar a função no país, para que se mantenha a qualidade e idoneidade do processo.


De acordo com o novo Código Brasileiro Anti-dopagem, os DCOs devem ser profissionais da área de saúde com curso superior- médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, profissionais de educação física, etc.


Os Agentes ABCD de Controle de Dopagem são designados segundo suas funções : (suas abreviações em inglês também são costumam ser muito utilizadas aqui no Brasil )


-Oficial de Controle de Dopagem -OCD (ou Doping Control Officers – DCO )

coordena e executa a coleta de amostras do atleta que é submetido a um Controle de Dopagem, seja nos testes realizados “Em-Competição” ou “Fora-de-Competição”.


-Oficial de Coleta de Sangue -OCS (ou Blood Collection Officers – BCO)

profissional da área de saúde que trabalha em conjunto com o Oficial de Controle de Dopagem, e está legalmente autorizado a fazer a coleta de sangue do atleta.


-Escolta (ou Chaperone)

profissional treinado que notifica, acompanha e observa o atleta durante o processo de coleta de amostras.


-Gerente de Estação de Controle de Dopagem (ou Doping Control Stations Managers )

trabalha para que todas as necessidades dos atletas e do Oficial de Controle de Dopagem sejam atendidas conforme previsto no Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem - AMA , assegurando a segurança dos procedimentos, privacidade e o conforto do atleta

-Operador de Estação de Controle de Dopagem (ou Doping Control Stations Operators) auxilia o Gerente de Estação de Controle de Dopagem na execução das providências para o atendimento das necessidades dos atletas e do Oficial de Controle de Dopagem, conforme previsto no Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem - AMA.



O processo de formação acontece da seguinte maneira:

Jornada de Formação de Agentes de Controle de Dopagem

Curso elaborado e oferecido pela ABCD para capacitação de novos Agentes de Controle de Dopagem.


Jornada de Atualização e Recertificação de Oficiais de Controle de Dopagem

Prática periódica que tem como finalidade manter seus oficiais sempre preparados e qualificados para exercerem a função de forma correta.


A capacitação (Jornada de Formação) se divide em algumas etapas :

Inicia com uma explanação teórica detalhando todos os procedimentos que devem ser adotados pelos oficiais de controle de dopagem para uma perfeita e eficaz execução do trabalho.


O curso aborda temas como controle de dopagem, passaporte biológico do atleta, preparação da sessão de coleta de amostras (de urina e sangue), transporte do material coletado, localização do atleta em testes fora de competição, investigação de eventual recusa, manipulação ou obstrução; estudo de casos, preenchimento correto dos formulários, entre outros pontos.

Ao final da capacitação, os participantes são submetidos a um exame escrito.

Os aspirantes que concluírem a Jornada com êxito, estarão aptos a buscar a Certificação da ABCD que irá exigir a execução de, no mínimo, cinco Controles de Dopagem supervisionados, e um Controle de Dopagem auditado.


Após a aprovação em todas as etapas, acontece a certificação e credenciamento dos profissionais, que se tornam aptos a trabalhar como agentes de controle de dopagem em todo o país.


Como especialista em Odontologia do Esporte resolvi me tornar DCO pois compactuo com a missão da ABCD de consolidar a consciência antidopagem no Brasil, defendendo o direito dos atletas de participarem das competições esportivas livres de qualquer forma de dopagem.


Agrego essa função como parte da minha responsabilidade como profissional da área da saúde, endossando o #JogoLimpo e participando ativamente da educação, prevenção, supervisão e controle de doping em atletas.


 

Quer saber mais sobre doping?


Acesso nosso ebook e conheça todas as conexões entre Odontologia e as substâncias e métodos dopantes:



1.298 visualizações0 comentário
bottom of page