O que se estuda nessa especialização?

October 22, 2017

Este artigo foi escrito especialmente para a Julia Meller, graduanda da Odontologia UFSC, e assim como ela, vários outros alunos me perguntam quais as disciplinas abordadas dentro da nossa especialização, o que estudamos e como treinamos para nos tornar dentistas do esporte. 

 

Então esse é o tema desta semana. Mas primeiro uma dancinha:

 

Vamos lá!

 

A especialização em Odontologia do Esporte é muito mais ampla e aborda muitos outros temas além de Traumatologia como estamos mais acostumados: 

 

 

A cadeira que julgo mais importante e a base de toda a nossa especialidade é a Fisiologia do Exercício. Portanto, prepare-se para alguns módulos e muuuuito tempo estudando fisiologia humana e como o corpo de um atleta se comporta. É a partir desta área que vamos contruir as bases para nosso campo de atuação e ao entendê-la bem, entendemos como o atleta responde ao esporte e ao treinamento, assim podemos estudar a conexão entre o esporte e a Odontologia com muito mais clareza. 

 

Nossa área pressupõe um profissional que sabe trabalhar em equipe multiprofissional, visando um objetivo único e buscando resultado/rendimento. Por esta razão disciplinas como nutrição do esporte, psicologia  do esporte, fisioterapia do esporte e medicina do esporte são obrigatórias, e nelas as conexões e pontos onde de tangência são largamente exploradas. 

 

Um dentista do esporte deve estudar em profundidade a Farmacologia e os mecanismos do doping, bem como suas interrelações odontológicas; o traumatismo e suas consequências, e métodos de prevenção de lesões esportivas e promoção de saúde neste cenário. 

 

Existe um treinamento importante no curso destinado às emergências médicas em Odontologia, cadeira obrigatória em todas as especialidades, mas, no nosso caso, além deste tópico, aprofundamos para o estudo das emergências médicas associadas ao esporte, para que possamos estar melhor preparados para a atuação em plantões nas competições. 

 

Somam-se a estas horas de estudo teórico, que nos servem de base intelectual para nossa atividade, a clínica integrada em Odontologia do Esporte e o Estágio supervisionado, que no nosso caso acontece extra-clínica, indo a campo/quadra/piscina/academia/ringue e por aí vai ;)

 

O curso de especialização visa formar e treinar o cirurgião-dentista para atuar nestas áreas e, aliando a Odontologia ao Esporte, contribuir, cada vez mais, para a sociedade e para o desenvolvimento humano. 

 

Fiquem ligados pois em 2018 abriremos duas turmas de especialização, uma em Santa Catarina e outra no Paraná, se quiser receber novidades em primeira mão, cadastre seu email aqui no site mesmo. 

 

 

 

Clara Padilha

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Livros que todo cirurgião-dentista do esporte deve ler!

February 18, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

August 13, 2019

Please reload

Arquivo