#2 Team Dentist: San Jose Sharks

November 2, 2017

Dr. Mark Nishimura, formou-se em 1999 e é o dentista da equipe para o San Jose Sharks.

 

 

Ele admite que não sabia muito sobre o hóquei no gelo até se juntar à equipe do Sharks. Mas agora, depois de duas temporadas com eles, ele aprecia o ritmo rápido e a fisicalidade do jogo. "É um esporte perigoso", explica. "Quando há uma lesão facial, geralmente é sério". Por isso, ele é grato pela incrível equipe de profissionais de saúde com quem ele trabalha: um dentista geral, um cirurgião e um endodontista, bem como um cirurgião ortopedista, médico de emergência e médico de família. "Eles estão todos disponíveis em um momento de aviso".


A principal função de Nishimura é "recuperar o jogador no gelo o mais rápido possível". Em uma situação de emergência, isso pode consistir em tratamento imediato no vestiário

1) sem mais acompanhamento;

2) com tratamento após o horário em seu consultório;

ou

3) com tempo de consultório e colaboração com especialistas.

 

Nishimura também oferece odontologia geral e preventiva para a equipe de funcionários e comissão técnica. Relata uma história sobre Brent Burns, que é conhecido pelo seu senso de humor: Enquanto ele estava saindo com Burns fora de seu consultório, o famoso jogador defensivo brincou com algumas garotas lá fora, alertando-os com seu grande sorriso sem dentes e apontando para Nishimura: "NÃO vá para aquele cara!" Por sorte, as meninas eram as filhas do dentista no andar de cima, que é um super fã do Sharks.


A primeira introdução de Nishimura à Odontologia do esporte foi em 2001, quando estava treinando Jiu-Jitsu brasileiro (BJJ). Pediram que ele fizesse um protetor bucal para um lutador de artes marciais, até então desconhecido, chamado B.J. Penn, que estava fazendo sua estréia no Ultimate Fighting Championship.

 

Ele tem feito protetores bucais desde então.

 

Nishimura e sua esposa, Dr. Tiffany Kitamura dirigem uma clínica dentária familiar em San Jose. Quando ele começou sua prática há 12 anos, ele também se inscreveu para prestar serviços odontológicos para o Condado de Santa Clara. No ambiente de saúde pública, Nishimura conseguiu obter uma experiência valiosa com trauma e cirurgia, o que mais tarde o ajudaria como dentista da equipe da Liga Nacional de Hóquei.

 

Ele ainda trabalha dois dias por mês para o município. Hockey mantém Nishimura ocupado durante a temporada. Ele está de plantão para 41 jogos por temporada e está presente para a maioria dos jogos, onde ele se senta acima do banco em lugares acessíveis ao vestiário. Embora ele tenha a opção, ele não viaja com a equipe. Nishimura também supervisiona o San Jose Barracudas, a equipe de hóquei da liga menor de tubarões.

 

 

Gostaram da trajetória do Dr Nishimura? Achei interessante que ele, assim como muitos dentistas do esporte, também teve nos protetores bucais sua porta de entrada para um mundo muito maior e mais abrangente, que é o da Odontologia do Esporte! Também achei legal o objetivo dele de "recuperar o jogador o mais rápido possível", pois bate com nossos objetivos aqui.

 

Semana que vem vamos conhecer o Dr. Samuel Thacher, do San Francisco Giants. 

 

Até lá! 

 

 

 

 

Clara Padilha

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Livros que todo cirurgião-dentista do esporte deve ler!

February 18, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

August 13, 2019

Please reload

Arquivo