Copa do Mundo: Só se for sem cigarro!

July 11, 2018

Olha que legal: A Copa do Mundo da FIFA é um evento sem tabaco (tabaco free).

 

 

A FIFA e o Comitê Organizador Local confirmaram isso no dia 31 de maio de 2017, no Dia Mundial Sem Tabaco, que é celebrado em todo o mundo em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Esta decisão baseia-se no compromisso de longa data da Fifa de contrariar o uso do tabaco e seus impactos negativos, que começaram em 1986, quando a FIFA anunciou que não mais aceitaria publicidade da indústria do tabaco. "A FIFA proibiu o tabagismo na Copa do Mundo da FIFA desde 2002, a fim de respeitar e proteger os direitos humanos das pessoas como parte do compromisso de responsabilidade social da FIFA", disse Federico Addiechi, chefe de sustentabilidade e diversidade da FIFA.

 

"A Política Livre de Tabaco do Fifa para Torneios da FIFA garante que aqueles que escolham, só podem usar produtos de tabaco em áreas designadas, se existir, para garantir que isso não prejudique outros. A política protege o direito da maioria da população, que não são fumantes, para respirar ar limpo que não é contaminado por agentes cancerígenos e outras substâncias nocivas na fumaça do tabaco e nos cigarros eletrônicos ".  "Todas as nossas ações na preparação para o torneio são tomadas em estrita conformidade com a Estratégia de Sustentabilidade", disse Milana Verkhunova, Diretora de Desenvolvimento Sustentável da Rússia 2018. "Um dos objetivos nesta área é criar um ambiente livre de tabaco em todos os estádios da Copa do Mundo e FIFA Fan Fests.

 

"Para cumprir esta tarefa, interagimos ativamente com a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde, a comunidade especializada, as cidades-sede, os operadores dos estádios, os embaixadores da Copa do Mundo e os fãs, bem como com a Federação Russa de Futebol. Esperamos que, por meio de esforços conjuntos, possamos contribuir para a redução do consumo de tabaco na Rússia ". Aqui, o FIFA.com destaca as datas-chave no trabalho da FIFA para eventos esportivos sem fumo:

 

1986: a FIFA anuncia que não aceitará publicidade de patrocinadores da indústria do tabaco.

1999: na Copa do Mundo Feminina da FIFA ™ nos EUA, a FIFA apoia uma campanha contra o tabagismo lançada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS).

2002: A FIFA apoia uma campanha sem fumo lançada pela OMS e pelo HHS. O órgão de governo do futebol mundial é, consequentemente, concedido com o Prêmio do Diretor Geral da OMS para uma campanha contra o tabagismo.

2002: Coreia / Japão se torna a primeira Copa do Mundo da FIFA sem fumo, o que significa que não tem links para o tabaco. Toda Copa do Mundo da FIFA desde então seguiu o exemplo.

2010: FIFA, o COL e outras partes interessadas desenvolvem e adotam o "Código de Conduta do Estádio", que descreve as medidas e políticas aplicáveis ​​aos visitantes e funcionários do estádio, incluindo a proibição de fumar nas arquibancadas e ao redor do campo.

2011: a FIFA contribui para a Rede Européia dos Estágios Saudáveis ​​para orientação política e diretrizes de execução para a UEFA, no que diz respeito a uma UEFA EURO 2012 sem fumantes.

2013/2014: A Copa das Confederações da FIFA e a Copa do Mundo no Brasil ocorrem como eventos sem tabaco.

2015: Dia Mundial Sem Tabaco celebrado como "Dia Mundial Sem Fumo" na Copa do Mundo FIFA U-20 Nova Zelândia 2015

2017/2018: A Copa das Confederações da FIFA e a Copa do Mundo da FIFA na Rússia serão ambos eventos sem tabaco.

 

Parabéns FIFA por mais este passo em direção à promoção de saúde! 

 

 

 

 

Clara Padilha

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Livros que todo cirurgião-dentista do esporte deve ler!

February 18, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

August 13, 2019

Please reload

Arquivo