top of page
  • Carol Mello

Atleta, esse artigo é para você!


Oi pessoal, aqui é a Clara. Em educação em saúde temos uma regra: Nada é óbvio! E para o dentista do esporte Protetor bucal é algo tão rotineiro que às vezes ele não se preocupa em tirar dúvidas do atleta sobre um dispositivo relativamente novo.

Este artigo é para sanar estas dúvidas para você, atleta, que ainda acredita que o protetor não vai te deixar falar, respirar ou tomar água... vamos juntos e shallow now, Carol Mello explica:

Protetor bucal é um dispositivo usado com a intenção de proteger os dentes e as estruturas que estão por perto.

Se a definição é tão simples e positiva por que atletas ainda tem tanta resistência em utilizá-lo?

Por que os atletas, dos profissionais aos amadores não utilizam esse acessório tão essencial?

As respostas variam de: "é muito grande", "não consigo me adaptar" até "não sabia que para esse esporte poderia usar".

Ainda existe a falsa informação de que o protetor bucal só pode ser usado em algumas modalidades como item obrigatório, como Boxe ou MMA. Mas para usar protetor bucal basta estar envolvido em alguma atividade física em que sua frequência cardíaca aumente.

A partir do momento em que a informação se espalhar os benefícios aumentarão. A conscientização ainda é a melhor ferramenta.

Sim... atleta.. esse artigo é direcionado a você!

A cultura esportiva ainda acredita nestas limitações do protetor bucal, que já são passado, e por isso é difícil o incluir como material obrigatório. Mas, com a correta informação chegando até as categorias de base e aos educadores, aos poucos todos estarão usando, sem ser algo “diferente” ou “estranho”. É o caminho natural de qualquer "novidade".


Concordo que os protetores do tipo "ferve e morde" são mais “acessíveis” no mercado e com isso mais comuns entre os praticantes de atividade física. Mas pode ser uma falsa impressão de custo benefício positivo, pois aos poucos esse protetor vai perdendo a pouca adaptação e não encaixa mais como antes. Para ficar em posição, terá que manter os dentes cerrados, sua boca fechará e prejudicará sua respiração, o que consequentemente fará com que sua performance não seja mais a mesma, pois a entrada de oxigênio diminuirá, entre outras desvantagens. Para ele ficar “bom” de novo terá que repetir o processo de aquecer e adaptar, perdendo capacidade de proteção.

Uma questão a ser levantada é: Quanto vale a sua saúde? O investimento em você?

Eu respondo: trabalhar com prevenção é sempre o melhor investimento e para isso é indicado um protetor bucal que permita a realização de todas as suas funções normalmente. Com o protetor individualizado, isto é, feito sob medida para SUA boca, é possível conversar com seus companheiros de equipe, beber água , abrir a boca sem ele sair de posição, não atrapalha respiração, te protege e ainda por cima é confortável. Sim, é possível!

Imagina poder dividir uma jogada com mais confiança, levantar peso, estar na barreira e estar tranquilo pois seu protetor bucal estará la, dissipando forças e sendo seu aliado na busca de melhor rendimento.

Suas chances de lesão diminuem. Seja um atleta diferenciado, que acredita que o melhor investimento é em você mesmo.

 

Este artigo faz parte da coleção "Meninas da Odt do Esporte - 2019" . #11

Gostou do artigo? Quer sugerir algum tema? Deixe seu comentário!


50 visualizações0 comentário
bottom of page